Desenvolvimento de rapport / empatia / comportamento de participação
Desenvolver um forte relacionamento com cada cliente é essencial para garantir o melhor resultado possível da experiência de coaching.
Isso é feito a partir do ponto de introdução, criando um ambiente amigável, convidativo e seguro. Um ambiente positivo pode ser criado com gestos simples, como um aperto de mão firme ou um sorriso.
Além disso, a empatia cria não apenas um ambiente positivo, mas também a confiança entre o cliente e o coach.
Empatia não deve ser confundida com simpatia, no entanto, pois empatia envolve apoio e “ajuda ao aluno a obter clareza e compreensão sobre sua situação.
A simpatia cria uma falsa gentileza. ”Um problema frequentemente encontrado pelo coach inexperiente é a questão da transferência ou contratransferência.
É inapropriado e ineficaz para o coach redirecionar seus sentimentos sobre suas próprias experiências, questões, problemas ou sucessos para seus clientes ou assumir que eles estão lidando com a mesma coisa.
Permanecer curioso sobre o cliente e sua situação pode ajudar a proteger-se contra isso, além de consultar um coach experiente, se você suspeitar que a transferência possa ser um problema.
Um relacionamento forte com um cliente também pode ser construído usando comportamentos apropriados de atendimento. Uma maneira fácil de lembrar como é o comportamento de assistir, é revisar a seguinte sigla: SHOVELER :
S: Enfrente o outro diretamente
H: A cabeça assente
O: Adote uma postura aberta
V: Seguimento verbal
E: Fala: incline-se para o outro
E: Faça contato visual
R: Seja relativamente relaxado
Guia versus direção
No coaching de vida, é importante para os clientes terem um papel ativo no processo.
Os clientes devem ser altamente motivados e liderando o relacionamento no estabelecimento de metas, na formulação de uma visão e na estratégia de etapas de ação.
Isso garante que o progresso que está sendo feito esteja na direção que o cliente deseja seguir, e não onde o coach pensa que o cliente deve ir.
O coach deve caminhar ao lado dos clientes para ajudá-los a descobrir seu objetivo de vida e não deve assumir a liderança para direcionar cada passo.
Uma suposição subjacente ao coaching é que os clientes são naturalmente criativos, engenhosos e completos e, como tal, eles têm as respostas ou podem encontrar as respostas por si mesmos, mas às vezes precisam de orientação sobre como localizá-las.
Objetivos inteligentes
Na primeira ou na segunda sessão, discuta e facilite o desenvolvimento de metas SMART com o cliente.
Uma vez que os objetivos foram desenvolvidos, o cliente e o coach de vida podem trabalhar juntos para desenvolver uma estratégia e um plano de ação para atingir os objetivos identificados.
Muitas vezes, os clientes têm uma idéia geral de quais são seus objetivos.
Por exemplo, alguém pode dizer: "Quero explorar novas opções de carreira".
Um objetivo SMART pegaria esse desejo e o enquadraria em uma declaração como esta:
"Até 31 de janeiro, vou escolher três áreas de interesse ocupacional a serem exploradas em minhas sessões de coaching".
Ao definir metas SMART que atendem ao cliente, o coach pode responsabilizar o cliente e comemorar quando as metas são cumpridas.
Perguntas Significativas
Os coaches têm a oportunidade de construir um forte relacionamento com os clientes, facilitar sua jornada de convocação e medir a consecução de objetivos, fazendo perguntas que convidam à transparência e à discussão.
Se usadas de forma inadequada, no entanto, as perguntas também têm a capacidade de romper o vínculo de coaching.
As perguntas não devem ser feitas no modo de interrogatório, nem devem ser enviadas se o cliente desejar reter informações específicas do coach.
Os coaches devem se esforçar para usar perguntas abertas que incentivem uma resposta completa e significativa, em vez de uma pergunta fechada que incentive uma resposta curta ou com uma única palavra.
Um exemplo de uma pergunta aberta é:
Como você se vê usando seus pontos fortes no campo da enfermagem?
Um exemplo de pergunta fechada é:
Você seria capaz de usar seus pontos fortes na área de enfermagem?
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