26 August 2020

Competências e atividades de Coaching I


Desenvolvimento de rapport / empatia / comportamento de participação

Desenvolver um forte relacionamento com cada cliente é essencial para garantir o melhor resultado possível da experiência de coaching.

Isso é feito a partir do ponto de introdução, criando um ambiente amigável, convidativo e seguro. Um ambiente positivo pode ser criado com gestos simples, como um aperto de mão firme ou um sorriso.

Além disso, a empatia cria não apenas um ambiente positivo, mas também a confiança entre o cliente e o coach.

Empatia não deve ser confundida com simpatia, no entanto, pois empatia envolve apoio e “ajuda ao aluno a obter clareza e compreensão sobre sua situação.

A simpatia cria uma falsa gentileza. ”Um problema frequentemente encontrado pelo coach inexperiente é a questão da transferência ou contratransferência.
É inapropriado e ineficaz para o coach redirecionar seus sentimentos sobre suas próprias experiências, questões, problemas ou sucessos para seus clientes ou assumir que eles estão lidando com a mesma coisa.

Permanecer curioso sobre o cliente e sua situação pode ajudar a proteger-se contra isso, além de consultar um coach experiente, se você suspeitar que a transferência possa ser um problema.
Um relacionamento forte com um cliente também pode ser construído usando comportamentos apropriados de atendimento. Uma maneira fácil de lembrar como é o comportamento de assistir, é revisar a seguinte sigla: SHOVELER :

S: Enfrente o outro diretamente
H: A cabeça assente
O: Adote uma postura aberta
V: Seguimento verbal
E: Fala: incline-se para o outro
E: Faça contato visual
R: Seja relativamente relaxado

Guia versus direção

No coaching de vida, é importante para os clientes terem um papel ativo no processo. 

Os clientes devem ser altamente motivados e liderando o relacionamento no estabelecimento de metas, na formulação de uma visão e na estratégia de etapas de ação. 
Isso garante que o progresso que está sendo feito esteja na direção que o cliente deseja seguir, e não onde o coach pensa que o cliente deve ir. 

O coach deve caminhar ao lado dos clientes para ajudá-los a descobrir seu objetivo de vida e não deve assumir a liderança para direcionar cada passo. 

Uma suposição subjacente ao coaching é que os clientes são naturalmente criativos, engenhosos e completos e, como tal, eles têm as respostas ou podem encontrar as respostas por si mesmos, mas às vezes precisam de orientação sobre como localizá-las.

Objetivos inteligentes

Na primeira ou na segunda sessão, discuta e facilite o desenvolvimento de metas SMART com o cliente. 
Uma vez que os objetivos foram desenvolvidos, o cliente e o coach de vida podem trabalhar juntos para desenvolver uma estratégia e um plano de ação para atingir os objetivos identificados. 
Muitas vezes, os clientes têm uma idéia geral de quais são seus objetivos. 

Por exemplo, alguém pode dizer: "Quero explorar novas opções de carreira". 
Um objetivo SMART pegaria esse desejo e o enquadraria em uma declaração como esta: 

"Até 31 de janeiro, vou escolher três áreas de interesse ocupacional a serem exploradas em minhas sessões de coaching". 

Ao definir metas SMART que atendem ao cliente, o coach pode responsabilizar o cliente e comemorar quando as metas são cumpridas.

Perguntas Significativas

Os coaches têm a oportunidade de construir um forte relacionamento com os clientes, facilitar sua jornada de convocação e medir a consecução de objetivos, fazendo perguntas que convidam à transparência e à discussão. 

Se usadas de forma inadequada, no entanto, as perguntas também têm a capacidade de romper o vínculo de coaching. 
As perguntas não devem ser feitas no modo de interrogatório, nem devem ser enviadas se o cliente desejar reter informações específicas do coach.
 
Os coaches devem se esforçar para usar perguntas abertas que incentivem uma resposta completa e significativa, em vez de uma pergunta fechada que incentive uma resposta curta ou com uma única palavra. 

Um exemplo de uma pergunta aberta é: 
Como você se vê usando seus pontos fortes no campo da enfermagem? 

Um exemplo de pergunta fechada é: 
Você seria capaz de usar seus pontos fortes na área de enfermagem?

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