Ouvir / Interpretar / Reflexão / Resumo
Ouvir é um componente essencial do coaching.
Se os treinadores realmente não ouvem seus clientes, um forte como o relacionamento não pode ser formado, as sessões provavelmente serão dirigidas pelo coach e não pelo cliente, e a atmosfera do treinamento parecerá não genuína e desengajada.
Um coach pode mostrar ao cliente que ele é ouvido através de três modalidades diferentes.
O primeiro é lingüístico, ou através de palavras faladas, frases e metáforas usadas para transmitir sentimentos.
O segundo é de natureza paralinguística, ou seja, através do tempo, sotaque e tom das palavras sendo ditas.
O terceiro é não verbal, incluindo linguagem corporal e posição, Interpretação e refletir o conteúdo verbal do cliente são maneiras pelas quais o cliente saberá que o treinador está ouvindo e procurando entender o que diz, em vez de apenas ouvir as palavras sendo ditas.
Esses termos são semelhantes e geralmente confusos, mas servem a propósitos diferentes.
Interpretação ocorre quando o coach reformula o conteúdo da mensagem do cliente, enquanto refletir é uma resposta verbal à emoção do cliente.
Um exemplo de Interpretação é o seguinte:
- Cliente - " Eu sei que não ajuda minha busca por um objetivo de vida quando não estou fazendo minhas devoções diárias. "
- Coach- " Parece que você sabe que deve fazer suas devoções diárias para ajudá-lo nessa jornada de descobrir um propósito de vida.
O objetivo da Interpretação é transmitir que o coach entende o cliente, ajudá-lo simplificando o foco no que eles disseram, incentivar o cliente a elaborar e fornecer uma verificação da precisão das percepções do coach.
Interpretação deve ser usado quando o treinador tem uma hipótese sobre o que está acontecendo com o cliente e gostaria de verificar se está certo, quando o cliente está em um conflito de tomada de decisão ou quando o cliente apresentou muito material e treinador sente-se confuso.
Quando foi a última vez que você tirou um dia de folga semanalmente e não funcionou?
Quando foi a última vez que você se reuniu com um bom amigo por uma tarde ou noite apenas para se divertir?
Se você decidisse tirar uma tarde inteira de folga, com que antecedência teria que procurar sua agenda antes
você poderia encontrar um momento em que poderia fazê-lo sem reagendar outra coisa?
Você gosta da sua resposta?
Porque sim ou porque não?
Ouça o seu desejo.
Os líderes tendem a criar seguidores que são como eles, até nas pequenas coisas.
Como você avaliaria sua vida se sua única grande conquista fosse que todos na sua empresa, ministério ou família imitassem seu estilo de vida?
(Em outras palavras, eles tinham um cronograma como o seu, amizades como a sua, uma família como a sua, um casamento como o seu, cuidavam do corpo deles como você e tinham um nível de estresse como você.)
Se esse fosse seu desejo, você estaria contribuindo ou prejudicando a raça humana?
Facilite o equilíbrio em sua própria vida como treinador / praticante de autocuidado
O estresse no coaching ocorre quando os treinadores assumem total responsabilidade pelo progresso de seus clientes.
Embora cada treinador tenha um papel a desempenhar no sucesso das sessões, em última análise, o resultado final da experiência de coaching estará vinculado ao trabalho realizado pelo cliente.
Para avaliar o impacto do estresse na vida pessoal e profissional, os treinadores devem refletir sobre estas questões:
“Até que ponto estou cuidando de minhas necessidades pessoais na vida diária?
Eu pratico estratégias para gerenciar o estresse, como orar, meditar, administrar o tempo ou relaxar?
Ouço minha família, amigos e colegas quando eles me dizem que o estresse parece estar me superando?
Estou disposto a pedir ajuda quando tiver consciência de que não estou lidando efetivamente com o estresse? ”
Existem várias fontes possíveis de estresse que um treinador pode encontrar.
A capacidade de reconhecer e evitar essas fontes, se possível, oferece ao treinador a capacidade de minimizar o estresse.
As fontes de estresse podem incluir “ver um número mais do que o habitual de clientes, não gostar de clientes, ter dúvidas sobre o seu valor como coach, ter conflitos profissionais com colegas, sentir-se isolado de outros profissionais, identificar demais os clientes e falhar equilibrar empatia com o comportamento profissional apropriado, ser capaz de deixar as preocupações do cliente para trás quando estiver longe do trabalho, sentir atração sexual por um cliente e não receber expressões de gratidão das expressões faciais e gestos dos clientes.
A escuta real não ocorre quando se supõe que eles sabem a causa e o resultado da história, tomada de decisão ou divulgação de uma pessoa.
A verdadeira escuta exige que o coach esteja completamente presente com o cliente e que o mantenha com extensa curiosidade e compaixão.
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