15 July 2020

Teorias e perspectivas adicionais de treinamento - I



A filosofia por trás do processo de coaching de vida na Indiana Wesleyan University é direcionada em grande parte ao design teórico de Millard sobre o chamado da vida.

Os métodos de coaching de vida que são usados ​​são mais bem informados por muitas teorias e perspectivas de coaching adicionais.

Modelo positivo de treinamento / bem-estar

O coaching positivo, também chamado de Modelo de Bem-Estar, leva os clientes em direção a seus pontos fortes naturais e os incentiva a focar neles, em vez de fraquezas. Esse tipo de treinamento geralmente é desejado pelos clientes em uma cultura que se concentra mais naturalmente nas fraquezas.

Anthony Grant, pesquisador da teoria positiva, afirmou que os clientes "têm sede de técnicas que melhoram a experiência e o desempenho da vida". É uma experiência mais benéfica, encorajadora e agradável para os clientes terem permissão para se concentrar em seus pontos fortes e utilizá-los.

Existem vários componentes do Modelo de Bem-Estar, incluindo físico, social, psicológico, intelectual, emocional e espiritual. As seguintes definições desses componentes vêm do estudo de Adams realizado para pesquisar o bem-estar na população universitária.

  • Bem-estar físico - “Uma percepção e expectativa positivas de saúde física.”
  • Bem-estar social - “Percepção de ter apoio disponível da família ou amigos ... e percepção de ser um prestador de apoio valioso.”
  • Bem-estar psicológico - "Percepção de que alguém experimentará resultados positivos para os eventos e circunstâncias da vida".
  • Bem-estar intelectual - " Atividade estimulante "
  • Bem-estar emocional - “A"
  • Bem-estar espiritual - “A"

Quando não há bem-estar em uma ou mais dessas categorias, isso é considerado um tipo de "doença". 

“Doença” no modelo de bem-estar significa “percepção de desconexão, baixa auto-estima, baixa saúde física, pessimismo, frustração existencial, falta de estímulo intelectual ou qualquer combinação dos itens acima”.

Terapia Focada em Solução / Modelo Genérico de Auto-Regulação

Assim como a psicologia positiva, a teoria focada na solução e as idéias de auto-regulação chamam a atenção para as soluções de um problema e não para o próprio problema. A questão apresentada é identificada e as etapas são discutidas rapidamente entre o coach e o cliente sobre como atingir as metas desejadas.

A teoria focada na solução pressupõe que as pessoas sejam competentes o suficiente para saber como construir soluções que podem melhorar suas vidas. A teoria focada na solução e as idéias de auto-regulação se concentram no que está e não está funcionando e incentivam o cliente a se envolver nessas ações que estão trabalhando para atingir a meta.

A teoria focada na solução geralmente usa conjuntos de perguntas específicas para descobrir o que está funcionando na vida de um cliente. 

Primeiro, perguntas de exceção são usadas para direcionar a atenção para os momentos da vida em que a questão apresentada não existia com o objetivo de descobrir em que o indivíduo estava se engajando positivamente naquele momento. 
Um exemplo de uma pergunta de exceção é: 

Houve um momento em sua vida em que você tinha certeza sobre o chamado de sua vida? Se sim, você pode me dizer como chegou a essa conclusão? 

Segundo, perguntas milagrosas são usadas com o objetivo de descobrir o sonho de um cliente.
Por exemplo, se o cliente não tem certeza sobre qual buscar, devido às muitas opções disponíveis, um coach pode perguntar: 

Se você acordou amanhã de manhã e um milagre ocorreu - você sabia exatamente o que Deus estava lhe chamando para fazer - qual seria sua vida cotidiana e como você se envolveu nesse chamado? 

Por fim, uma teoria focada na solução também usa perguntas de dimensionamento quando mudanças nas experiências do cliente não são facilmente observadas.

Por exemplo, um coach pode perguntar semanalmente a um cliente qual é sua confiança em um chamado para a vida, declarando: 

Em uma escala de um a dez, com dez sendo completamente confiantes em um chamado de vida e um não sendo totalmente confiante em um chamado de vida, que número você daria à sua confiança atual no chamado para a vida? 
Quais são as etapas que você pode seguir esta semana para aproximar seu número __ do número __?

As teorias de auto-regulação geralmente usam uma abordagem mais estruturada do que a teoria focada na solução. 

Em seu artigo intitulado "O impacto do coaching de vida na consecução de metas, na metacognição e na saúde mental", Anthony M. Grant discute um modelo fluido chamado Modelo Genérico de Auto-Regulação, que é útil tanto quando se vê formalmente um treinador quanto informalmente quando estabelecendo objetivos pessoais ao longo da vida. 

As etapas para este modelo incluem: definir uma meta, desenvolver um plano de ação, cumprir o plano de ação, monitorar o desempenho por meio da auto-reflexão, avaliar o desempenho por comparação com o padrão por meio de insights e depois mudar o que não está funcionando e o que está sendo feito. 
Mais do que estar trabalhando em direção à meta. O papel do coach é facilitar o movimento através das etapas, para que o cliente se esforce continuamente para alcançar a meta.

13 July 2020

Teorias e perspectivas adicionais de treinamento - II

Comportamento Cognitivo 


A teoria cognitiva comportamental afirma que os humanos nascem com processos de pensamento racional e irracional. 
O padrão desses processos cria um mapa cognitivo para cada pessoa. Este termo foi usado pela primeira vez pelo psicólogo americano Edward Tollman em 1947.

Os mapas cognitivos são "a representação interna do mundo experimentado". Quando processos irracionais de pensamento, ou distorções cognitivas, dominam o mapa cognitivo de um indivíduo, é mais difícil para ele tomar decisões claras e definitivas. 
Essas distorções cognitivas incluem:
  •   Inferências arbitrárias ou “tirar conclusões sem apoiar nenhuma evidência relevante seletiva abstração ou "tirar conclusões com base em detalhes isolados de um evento"
  •  Generalização excessiva, ou “mantendo crenças extremas com base em um único incidente e aplicando-as inadequadamente para eventos ou configurações diferentes "
  •   Ampliação e minimização, ou “perceber um caso ou situação sob uma luz maior ou menor do que realmente merece "
  •   Personalização, ou “relacionando eventos externos a si mesmo, mesmo quando não há base para fazer conexão"
  • Rotular e rotular incorretamente, ou "retratar a identidade de alguém com base em imperfeições e erros cometidos no passado e permitir que eles definam a verdadeira identidade"
  • Pensamento polarizado, ou “interpretação em termos do tudo ou nada, ou categorização de experiências no extremo ou no extremo”.
Pesquisas revelaram que o comportamento está diretamente relacionado às conexões neurais físicas de um indivíduo. 
Cada crença e hábito está contido em uma via neural do cérebro. “Cada vez que uma pessoa tem um pensamento, esse pensamento é comunicado ao longo desses caminhos, enviando mensagens eletroquímicas ... Quanto mais freqüentemente experimentamos o mesmo pensamento ou comportamento, mais forte será o caminho neural que sustenta esse pensamento ou comportamento”.

Abordagem da Teoria de Sistemas

Embora a cultura americana tenha contribuído para muitas pessoas que vivem de uma perspectiva individualista, a realidade é que todos nascemos em uma família e uma cultura. 
Por meio de relações familiares e culturais ou da falta delas, cada pessoa aprendeu várias lições, aprendeu um conjunto de crenças e construiu regras faladas e não ditas sobre si mesmo e sobre a maioria dos aspectos da vida.

No coaching de vida, o cliente raramente traz um membro da família para a sessão fisicamente. No entanto, é importante lembrar que a família e a cultura, em algum contexto, fazem parte de cada cliente. 
Explorar dinâmicas familiares e culturais pode lançar muita luz sobre o processo de coaching. 
Portanto, os coaches são aconselhados a aprender um pouco sobre a família de origem do cliente e quaisquer diferenças culturais na entrada inicial, bem como além quando apropriado.

Por exemplo, um aluno pode não conseguir decidir sobre um curso superior porque a maioria das escolhas desse indivíduo foi feita pelo sistema parental. Esta pode ser a primeira vez que o aluno se depara com uma escolha sozinha. Ou, um cliente pode estar totalmente engajado/empenhado no processo de coaching de vida, mas chega uma semana e é o oposto, totalmente desengajado. Ignorar essa aparente mudança pode não apenas ser prejudicial ao relacionamento com o coach, mas também impedir o treinador de descobrir que os pais do cliente anunciaram que estavam divorciando-se. Não tenha medo de explorar as relações familiares e culturais no coaching.

Lembre-se, porém, que o coaching de vida é para os clientes desenvolverem clareza sobre direção e propósito na vida. Se o conteúdo das sessões começar a se concentrar em questões familiares, isso estará fora do escopo da prática dos coaches.

Portanto, o coach de vida deve encaminhar o cliente a uma organização equipada para lidar com os problemas apresentados em profundidade. 

Deve ser lembrado pelos coaches de vida que o nível de confiança de um cliente na tomada de decisões é aumentado pelo nível de apoio saudável dos pais, irmãos, colegas ou mentores na vida do cliente.
Um nível saudável de suporte pode ser visto pelo sistema de suporte, fornecendo ao cliente a capacidade de fazer escolhas enquanto ainda está envolvido.

O apoio saudável não é caracterizado por enredamento ou desapego, mas é encontrado no meio desses extremos. 
“O enredamento refere-se a uma condição em que duas ou mais pessoas tecem suas vidas e identidades umas com as outras com tanta força que é difícil para qualquer uma delas funcionar independentemente.
O modo extremo oposto de se relacionar, desapego, refere-se a uma condição em que as pessoas são tão independentes em seu funcionamento que é difícil descobrir como elas se relacionam umas com as outras ”. 

Enquanto o processo de coaching de vida está firmemente enraizado no Chamado à Vida O modelo, considerando o treinamento positivo, as teorias do comportamento cognitivo e dos sistemas, focadas na solução, pode nos equipar com ferramentas que nos ajudam a apoiar o Modelo de Chamada de Vida por meio de nossas práticas e metodologias de treinamento.

1 July 2020

Teoria e modelo do chamado de vida - II


Nós os definimos como capacidades que temos em cinco importantes domínios da vida:

1-Forças físicas - a capacidade de nossa vida que oferece ao corpo características distintas e nos permite realizar ações com o corpo.

2-Pontos Fortes Emocionais - a capacidade de nossa vida que nos permite identificar, acessar, gerar, entender, regular e usar sentimentos e sensibilidade.

3-Forças intelectuais - a capacidade de nossa vida que nos permite descobrir, entender e aplicar a verdade de uma maneira sempre em expansão.

4-Pontos Fortes Psicológicos - a capacidade de nossa vida que nos permite exercitar nossa vontade ao decidir sobre os cursos de ação.

5-Forças Espirituais - a capacidade de nossa vida que nos permite discernir e responder a serviço da liderança interior sobrenatural divina.

Dentro de cada um desses domínios, nossa força geral tem quatro dimensões.
Primeiro, nossas forças emergem como presentes inerentes a nossas vidas. Essas são capacidades e recursos em um domínio de força que entrou em nossas vidas sem nossas próprias ações.

Segundo, nossos pontos fortes são aprimorados pelo conhecimento. Essas são as informações e o entendimento que obtemos ao aprender sobre um domínio de força e como incorporá-lo à nossa vida.

Terceiro, nossos pontos fortes continuam a crescer como habilidades. Essas são habilidades que desenvolvemos em um domínio de força pela prática repetida das disciplinas e ações associadas ao domínio.

Quarto, nossa interação com nossos pontos fortes é grandemente impactada por nossa disposição. Essa é a atitude que desenvolvemos e 
adotamos que reflete nossas crenças e valores em relação a um domínio de força.

A quinta coluna, TOTAL, mostra que a força geral em um domínio é a combinação sinérgica de todas as dimensões. É esse total se um domínio tem força operacional, uma força potencial não desenvolvida ou subdesenvolvida ou uma área de apoio na vida que provavelmente nunca assumirá o papel de líder.

As paixões que temos pela vida formam o segundo elemento em nosso design único.
Paixões são aquelas coisas que desejamos intensamente. Elas queimam dentro do nosso coração e geralmente conduzem as ações ou caminhos que tomamos.

Essas paixões emergem três níveis em nossas vidas:
  • Nível 1: Interesses. As paixões costumam começar com opções em sua vida que atraem sua curiosidade.
  • Nível 2: Desejos. Alguns de nossos interesses podem aumentar a um nível no qual você os perseguiria definitivamente se não tivesse limitações.
  • Nível 3: Sacrifício. A melhor indicação de que a paixão realmente se desenvolveu ocorre quando você alcança esse nível de sacrifício.
Esses são desejos com os quais você se importa o suficiente para estar disposto a dedicar ou dar sua vida por eles. 
Quando você faz a pergunta "Eu estaria disposto a deixar tudo de lado na minha vida por isso?", Muito do que você pensa que está no nível da paixão desaparece e você descobre rapidamente que era, na melhor das hipóteses, um desejo e muito mais. como apenas um interesse.

As experiências formam o terceiro elemento em nosso design exclusivo.
Nossos pontos fortes e paixões são fundamentais para nosso design exclusivo, mas são moldados e remodelados por nossas experiências de vida.

Como exemplo, carvão, grafite e diamantes são todos carbono elementar, mas acabam com propriedades e usos muito diferentes, dependendo da quantidade de calor e pressão que o carbono sofreu e quanto tempo dura o processo. Da mesma forma, nossas forças e paixões se desenvolvem em um padrão distinto, com base em nossas experiências únicas. 
Três fatores determinam o impacto dessas experiências:
  • As circunstâncias compreendem o primeiro desses fatores e evoluem da qualidade dos elementos que impactam uma experiência.
  • A intensidade é o segundo dos fatores, decorrente da força de influência que essa experiência teve em nossa vida.
  • O tempo é o terceiro fator - o ponto do tempo em sua vida em que essa experiência ocorreu e o tempo que durou.

29 June 2020

Teoria e modelo do chamado para a vida - III



Também é importante perceber que essas experiências afetam se são triunfos com recompensas ou erros com consequências.
Como o proverbial floco de neve, toda pessoa que já viveu possui um design único.

Os pontos fortes, as paixões e as experiências de cada pessoa são um pouco diferentes de qualquer outra pessoa. E é essa diferença que gera um propósito de vida único.

Liderança Pessoal

Nossos valores fundamentais e design exclusivo estabelecem um estágio que nos permite viver a liderança pessoal à medida que interagimos com tudo o que acontece ao nosso redor, começamos a visualizar como as coisas poderiam ser melhores e, então, entramos em ação para promover mudanças positivas no mundo. 
  • Situações: A liderança pessoal começa a emergir de nosso encontro e resposta a diferentes situações no mundo. O chamado para a vida implica relações de serviço dentro da comunidade. Em todo o mundo, encontramos diferentes tipos de pessoas, locais, oportunidades e problemas. É impossível para qualquer pessoa responder em serviço a todos os tipos dessas situações. Para implementar com sucesso a liderança pessoal, precisamos da liberdade de responder de maneira focada a certas pessoas, locais, oportunidades e problemas. Se não tivermos certeza do que nos atrai no mundo, devemos examinar que tipos de situações no mundo nos encontramos com mais frequência. Muitas vezes os dois andam de mãos dadas.
  • Visão: O segundo elemento de nossa liderança pessoal surge quando começamos a formular uma visão ... uma imagem para um futuro melhor em resposta às pessoas, situações e necessidades para as quais somos atraídos. A visão é uma imagem, não uma tarefa ou plano. Como será esse futuro que imaginamos? Esse tipo de visão surge de três qualidades:
  1. Imaginação - Precisamos imaginar-nos nesse futuro.
  2. Inspiração - Precisamos deixar as vozes do nosso espírito, alma e coração falarem tão alto quanto a nossa mente e corpo.
  3. Independência - Precisamos resistir a ficar presos ao passado ou aos limites que outros tentaram colocar sobre nós.
  • Ação: Finalmente, à medida que a visão se torna clara, tomamos medidas para executá-la em ações que mudam o mundo. As ações que tomamos para mudar o mundo não precisam estar em uma posição oficial reconhecida de liderança. A mudança do mundo resulta mais frequentemente de liderança não oficial que afeta o mundo com uma influência positiva na conexão e colaboração com os outros.

24 June 2020

Teoria e modelo do chamado para a vida - I


Ao trabalhar com pessoas, concluímos que a descoberta de nosso chamado de vida emerge da exploração de três componentes cruciais da vida: valores fundamentais, design exclusivo e missão pessoal.

Nós os integramos a um Modelo de Chamada Vitalícia ilustrado no diagrama abaixo. 
Cada um desses componentes pode ser explorado isoladamente dos outros e está em muitos cursos da faculdade.

Mas é somente quando os componentes são combinados e integrados que emergem as dinâmicas da vida.
A seta no modelo indica que a descoberta de nosso propósito de vida geralmente começa com o estabelecimento de valores fundamentais em nossas vidas.

Devemos, então, examinar nosso design único, o que nos dá distinção em relação aos outros quanto à maneira como vivemos nossos valores.
A partir disso, podemos formular nossos valores e design em uma missão pessoal para tornar o mundo um lugar melhor.



Valores Fundamentais

No cerne da vida de cada pessoa, existe um conjunto de valores fundamentais que a pessoa possui sobre a realidade, a si mesma e a outros. 

A fé forma o primeiro valor fundamental. A fé é usada aqui no sentido das premissas da vida - o valor que temos sobre a realidade.
A fé vem como substantivo de procurar e descobrir significado nas dimensões mais abrangentes de quem eu sou, por que estou aqui e como cheguei aqui. 
A fé continua como um verbo em um ato contínuo e dinâmico de compor e habitar em alguma convicção do que é, em última análise, verdadeiro, real e confiável dentro do maior quadro imaginável. 

O caráter forma o segundo valor fundamental. O caráter é usado aqui no sentido de Congruência na Vida - o valor que possuímos sobre nós mesmos. O caráter começa com minha capacidade de determinar como os princípios universais da minha fé devem ser aplicados aos meus valores, objetivos e ações. 
O caráter é plenamente realizado quando eu realmente implemento o que determinei em todos os aspectos da minha vida. 

Serviço forma o terceiro valor fundamental. Isso é melhor entendido no sentido da Conexão com a Vida - o valor que temos sobre os outros. O serviço começa com minha capacidade de respeitar os outros em espírito de comunidade. 
O serviço é plenamente realizado quando eu realmente tomo ações do personagem que são realizadas com um senso de preocupação e responsabilidade pelos outros.

Design único

Os valores fundamentais podem ter aplicação universal, mas têm expressão individual à medida que são transmitidos por meio de nosso design exclusivo. 
Esse design exclusivo pode ser melhor observado nas características distintas que se combinam para nos tornar quem somos, as coisas com as quais nos preocupamos profundamente e como tudo isso é moldado pelo que encontramos ao longo da vida. 

Os pontos fortes formam o primeiro elemento em nosso design exclusivo.
Elas emergem de uma abordagem holística baseada em ativos de nossas vidas, que oferece o maior potencial de sucesso.

É uma abordagem baseada em ativos porque se concentra na identificação e desenvolvimento de pontos fortes.
Isso contrasta com outras abordagens que se concentram na correção ou eliminação de fraquezas.

Nossos estudos mostram que a concentração na eliminação de fraquezas pode, na melhor das hipóteses, resultar em um nível do que chamamos de não falha / não sucesso.
Para alcançar o sucesso, uma pessoa precisa maximizar seus pontos fortes. Essa também é uma abordagem holística, pois aborda um amplo espectro de forças.

8 June 2020

Introdução a Coaching de vida I


DEFINIÇÃO de Coaching de Vida

O Coaching de Vida é uma parceria profissional entre coach e indivíduo focada na descoberta da direção da vida de alguém e é baseada em uma abordagem holística e baseada em ação que promove o processo de compreensão do objetivo geral da vida.

Para esclarecer e entender melhor o que é o coaching de vida, geralmente é útil se referir ao que não é. 

Dentro das profissões de ajuda, existem vários temas e competências abrangentes que é preciso possuir e entender para ter sucesso. 

No entanto, há também distinções entre o foco e a prática dessas profissões que devem ser esclarecidas, permitindo que se reconheça o escopo e as limitações do coaching de vida. 

Aconselhamento e consultoria são duas profissões de ajuda que devem ser diferenciadas do coaching de vida para iluminar o entendimento. 

O coaching de vida não é um aconselhamento clínico. 

McCluskey e Martin deixam claro que algumas das diferenças mais significativas entre aconselhamento e treinamento estão relacionadas à sua orientação e foco. 

Abaixo estão algumas das distinções mais importantes:


Embora essas distinções sejam claras, às vezes há exceções com base nas necessidades do cliente e na experiência e treinamento do profissional. Além disso, muitas vezes permanecem metodologias consistentes e similares entre os dois. 
Tanto o aconselhamento quanto o coaching ajudam a trazer mudanças na vida do cliente, além de um senso adicional de autoconsciência e barreiras à eficácia e ao bem-estar. 

Ambos exigem profissionais qualificados e dependem amplamente da eficácia de uma relação de confiança entre cliente e profissional para ter sucesso. E ambos dependem da execução hábil de técnicas específicas, como escuta ativa, reformulação, consideração positiva e documentação.

O coaching de vida não é consultoria ou aconselhamento. Embora pouca pesquisa tenha sido publicada sobre essa distinção em comparação com as diferenças entre aconselhamento e treinamento, os contrastes devem ser claros, especialmente quando se trabalha no ensino superior e no mundo corporativo.

Como acontece com o aconselhamento, embora as distinções sejam claras, também existem algumas semelhanças imperiosas. Tanto a consultoria quanto o treinamento buscam maximizar os talentos únicos do cliente e alavancar seus pontos fortes como forma de alcançar com êxito as metas ou objetivos estabelecidos. Ambos estão focados no presente e no futuro. E ambos se concentram em maximizar a eficácia do cliente e promover seu sucesso pessoal.

                         

Breve História de Coaching de vida

Nos Estados Unidos, no início do século XX, a economia da industrialização estava em alta com o crescente uso de automóveis, eletricidade e encanamento interno. Na mesma época, entre 1890 e 1920, a orientação profissional cresceu na cultura americana e tornou-se permanente. Em 1901, a Civic Service House foi inaugurada em Boston. 

Lá, Frank Parson começou a dar palestras aos alunos sobre vocação e a necessidade de fazer uma escolha informada ao escolher uma carreira. Um reconhecimento adicional da vocação ocorreu em 1906, quando foi criada a Sociedade Nacional para a Promoção da Educação Industrial. Essa era uma maneira organizada de pressionar o governo por mudanças nas escolas públicas que incorporariam educação industrial e orientação profissional.

Em janeiro de 1908, Parson decidiu abrir o Departamento de Vocações na Casa de Serviço Cívico sob o lema "Luz, Informação, Inspiração e Cooperação" devido ao grande número de estudantes que assistiram a suas palestras e queriam reuniões pessoais de orientação profissional com ele. 

Durante o período em que esteve na Civic Service House, Parson começou a escrever um livro intitulado Escolhendo uma vocação. Embora o livro não tenha sido lançado até 1909, um ano após sua morte, as pessoas confiaram a Frank Parsons o título "pai da orientação profissional" ao ler seu trabalho.

À luz de uma economia em mudança que antes era preciosa para a indústria, mas que agora se apega ao individualismo, há uma agitação de funcionários que procuram maneiras de acompanhar as demandas de "flexibilidade e inovação". Essas demandas criam a necessidade de que as pessoas se renovem e se tornem melhores em seu atual local de trabalho ou busquem uma vocação diferente.

Essa orientação necessária continuou o movimento de orientação vocacional, para o que agora conhecemos como coaching de vida. Isso foi observado por muitos pesquisadores e teóricos, incluindo Abraham Maslow. Maslow, que é considerado o pai da psicologia humanística, acreditava que existem pessoas que estão em um estado de crescimento psicológico contínuo.

Ele chamou esses indivíduos de "auto-realizadores". Segundo Maslow, para que os “auto-realizadores” mantenham o crescimento psicológico contínuo, eles precisam de orientação, mas não na extensão do aconselhamento clínico. O coaching de vida atende a essa necessidade identificada.

A necessidade foi ainda atendida pelo aumento do número de publicações sobre o tema, que aumentou bastante. Entre os anos de 1937 e 1999, apenas 93 artigos foram publicados. Entre 2000 e julho de 2007, foram publicados 262 artigos.


4 June 2020

A carta ao meu país



Querido país de origem , eu verdadeiramente só posso dizer que sou de origem portuguesa mas nasci em Angola e sai de lá muito pequena. 


E se tenho memórias , amor, alegrias e carinho só posso descrever do meu lindo Portugal 🇵🇹 
Obrigado pelo clima , obrigado pelas noites dias que passei por todos caminhos que andei, pelas pessoas que conheci, pelo dinamismo do governo que me aceitou mas também recordo que levou tempo mas obrigado, obrigado pelos trabalhos que tive, obrigada pela casa que comprei, obrigada pela geração e nascimento da minha filha, obrigado por aprender sobre a vida, obrigado por viver perto da praia na maioria das vezes, obrigado obrigado obrigado. 


The Connection Between Self-Care and Financial Empowerment for Women

Women are often faced with numerous challenges when it comes to achieving financial empowerment. However, one important aspect that is often...