30 September 2020

Competências e atividades de Coaching IV



Um exemplo de reflexão é:

Cliente: Tantas coisas estão acontecendo agora: outro semestre agitado começou, eu estive doente e minha mãe realmente quer que eu faça uma graduação. Eu me pego correndo por aí tentando cuidar de tudo. Não tenho certeza se posso aguentar mais. 

Treinador: você está sentindo-se muito impressionado com tudo o que está a acontecer no momento.

O objetivo de uma reflexão é ajudar os clientes a se sentirem entendidos, bem como ajudá-los a expressar e gerenciar seus sentimentos, e a discriminar entre várias emoções.

O objetivo de um resumo é amarrar as mensagens de um cliente, interromper divagações inadequadas, identificar padrões ou temas, iniciar ou encerrar uma sessão, fazer a transição para um novo tópico e revisar o progresso.

Diário

O registro no diário é uma técnica simples que oferece ao cliente a chance de pensar em sessões de treinamento no papel. 
O cliente pode receber tarefas de casa para escrever no diário ou pode ser incentivado a processar de forma independente, a fim de obter mais informações. Muitas vezes o cliente não pode colocar em palavras o que está acontecendo lá dentro. Ao usar um diário para anotar pensamentos, podem surgir padrões para que o cliente e o coach possam ver o que está acontecendo dentro do cliente. 
Os diários são particularmente úteis para os clientes introvertidos e que precisam de tempo para reunir pensamentos antes de falar. Os indivíduos que mantêm diários têm níveis mais altos de auto-reflexão, mas níveis mais baixos de percepção do que aqueles que não mantiveram um diário.

Grupos de Coaching 

Foto de Familia
Usado para mostrar experiências que cada membro do grupo teve. Cada membro do grupo é instruído a selecionar fotos representando experiências, família ou o que escolherem. 
Cada membro do grupo explicará o que é retratado nas fotos.

Benefício: Este exercício ajuda os membros do grupo a compartilhar partes importantes de suas vidas. O grupo pode começar a ajudar o outro a processar o significado dessas figuras fazendo perguntas, fazendo observações e ouvindo ativamente. 
Muitas vezes, essa atividade ajuda o grupo a começar a interagir de maneira significativa.

Se eu estivesse / Conclusão da frase
Existem várias maneiras de isso ser usado no coaching.

O treinador inicia uma frase e cada membro tem a oportunidade de terminá-la.
As respostas podem revelar o que um membro em particular está sentindo em uma determinada área ou aliviar o clima de um grupo.

Perguntas podem ser feitas sobre a frase finalizada.
Exemplo:
Se eu estivesse com disposição, eu seria ...
Se eu fosse uma peça de mobiliário, eu seria ... devo ... gostaria de poder ...
Se eu tivesse coragem, eu ...
O melhor momento da minha vida é quando ...

Cadeira vazia

Coloque duas cadeiras no meio do grupo. Cada membro do grupo, por sua vez, conversa com a cadeira vazia. A cadeira vazia representa a pessoa, ou pessoas, com quem o membro do grupo precisa comunicar seus desejos.
O membro do grupo fala com o lider para praticar como se sente ou que decisão foi tomada. 

Benefício:
A cadeira vazia é freqüentemente usada em terapia, mas pode ser benéfica para o treinamento.
Muitas vezes, tomar uma decisão de carreira pode ser difícil devido às pessoas que influenciam a vida do cliente.
Às vezes é necessário praticar como as notícias serão compartilhadas com os amigos ou a família.

O grupo pode oferecer sugestões para que cada um pratique o que quer dizer.

Um resumo combina parafraseando e reflexão. Os resumos chegam ao resultado final do que o cliente está dizendo para fornecer foco.

Um resumo é uma coleção de duas ou mais paráfrases ou reflexões que condensam as mensagens ou a sessão do cliente.

18 September 2020

Competências e atividades de Coaching III - Ouvir / Interpretar / Reflexão / Resumo




Ouvir / Interpretar / Reflexão / Resumo

Ouvir é um componente essencial do coaching. 
Se os treinadores realmente não ouvem seus clientes, um forte como o relacionamento não pode ser formado, as sessões provavelmente serão dirigidas pelo coach e não pelo cliente, e a atmosfera do treinamento parecerá não genuína e desengajada. 

Um coach pode mostrar ao cliente que ele é ouvido através de três modalidades diferentes. 
O primeiro é lingüístico, ou através de palavras faladas, frases e metáforas usadas para transmitir sentimentos. 

O segundo é de natureza paralinguística, ou seja, através do tempo, sotaque e tom das palavras sendo ditas. 

O terceiro é não verbal, incluindo linguagem corporal e posição, Interpretação e refletir o conteúdo verbal do cliente são maneiras pelas quais o cliente saberá que o treinador está ouvindo e procurando entender o que diz, em vez de apenas ouvir as palavras sendo ditas.

Esses termos são semelhantes e geralmente confusos, mas servem a propósitos diferentes.

Interpretação ocorre quando o coach reformula o conteúdo da mensagem do cliente, enquanto refletir é uma resposta verbal à emoção do cliente.

Um exemplo de Interpretação é o seguinte:

  • Cliente - " Eu sei que não ajuda minha busca por um objetivo de vida quando não estou fazendo minhas devoções diárias. "
  • Coach- " Parece que você sabe que deve fazer suas devoções diárias para ajudá-lo nessa jornada de descobrir um propósito de vida. 

O objetivo da Interpretação é transmitir que o coach entende o cliente, ajudá-lo simplificando o foco no que eles disseram, incentivar o cliente a elaborar e fornecer uma verificação da precisão das percepções do coach.

Interpretação deve ser usado quando o treinador tem uma hipótese sobre o que está acontecendo com o cliente e gostaria de verificar se está certo, quando o cliente está em um conflito de tomada de decisão ou quando o cliente apresentou muito material e treinador sente-se confuso.

Quando foi a última vez que você tirou um dia de folga semanalmente e não funcionou?

Quando foi a última vez que você se reuniu com um bom amigo por uma tarde ou noite apenas para se divertir?

Se você decidisse tirar uma tarde inteira de folga, com que antecedência teria que procurar sua agenda antes
você poderia encontrar um momento em que poderia fazê-lo sem reagendar outra coisa? 
Você gosta da sua resposta?
Porque sim ou porque não?
Ouça o seu desejo. 

Os líderes tendem a criar seguidores que são como eles, até nas pequenas coisas. 
Como você avaliaria sua vida se sua única grande conquista fosse que todos na sua empresa, ministério ou família imitassem seu estilo de vida?

(Em outras palavras, eles tinham um cronograma como o seu, amizades como a sua, uma família como a sua, um casamento como o seu, cuidavam do corpo deles como você e tinham um nível de estresse como você.)
Se esse fosse seu desejo, você estaria contribuindo ou prejudicando a raça humana?

Facilite o equilíbrio em sua própria vida como treinador / praticante de autocuidado

O estresse no coaching ocorre quando os treinadores assumem total responsabilidade pelo progresso de seus clientes. 

Embora cada treinador tenha um papel a desempenhar no sucesso das sessões, em última análise, o resultado final da experiência de coaching estará vinculado ao trabalho realizado pelo cliente. 

Para avaliar o impacto do estresse na vida pessoal e profissional, os treinadores devem refletir sobre estas questões: 
“Até que ponto estou cuidando de minhas necessidades pessoais na vida diária? 
Eu pratico estratégias para gerenciar o estresse, como orar, meditar, administrar o tempo ou relaxar? 
Ouço minha família, amigos e colegas quando eles me dizem que o estresse parece estar me superando? 
Estou disposto a pedir ajuda quando tiver consciência de que não estou lidando efetivamente com o estresse? ”

Existem várias fontes possíveis de estresse que um treinador pode encontrar. 

A capacidade de reconhecer e evitar essas fontes, se possível, oferece ao treinador a capacidade de minimizar o estresse. 
As fontes de estresse podem incluir “ver um número mais do que o habitual de clientes, não gostar de clientes, ter dúvidas sobre o seu valor como coach, ter conflitos profissionais com colegas, sentir-se isolado de outros profissionais, identificar demais os clientes e falhar equilibrar empatia com o comportamento profissional apropriado, ser capaz de deixar as preocupações do cliente para trás quando estiver longe do trabalho, sentir atração sexual por um cliente e não receber expressões de gratidão das expressões faciais e gestos dos clientes. 

A escuta real não ocorre quando se supõe que eles sabem a causa e o resultado da história, tomada de decisão ou divulgação de uma pessoa. 

A verdadeira escuta exige que o coach esteja completamente presente com o cliente e que o mantenha com extensa curiosidade e compaixão.


2 September 2020

Competências e atividades de Coaching II



Perguntas abertas também são uma boa maneira de iniciar uma sessão. Exemplos dessas sessões iniciais são: 

O que você fez desde a última sessão 
Em que precisamos nos concentrar hoje? 
Perguntas importantes, ou perguntas que levam a uma resposta específica, também devem ser evitadas, pois geralmente fornecem informações falsas ou tendenciosas. 

Um exemplo de uma pergunta importante é: Dás-te bem com o teu chefe? Uma maneira melhor de dizer isso é: Fale comigo sobre o seu relacionamento com o seu chefe.

Perguntas que facilitam o equilíbrio na vida de um cliente

Abaixo estão listadas várias perguntas, dentro de várias categorias, que pode solicitar para avaliar o nível de equilíbrio que um cliente possui em sua vida. 

Essas perguntas podem ser usadas durante a fase inicial da avaliação, bem como ao conduzir uma conversa sobre a importância do equilíbrio ou do autocuidado.

- Ouça os outros, o que as pessoas ao seu redor estão dizendo?
- As pessoas esperam que estejas muito ocupado para enfrentar qualquer outra coisa?
- As pessoas estão sempre comentando ... Eu sei que estás realmente ocupado ... 
- O que seus filhos realmente pensam do seu trabalho?
- Eles comentam que você trabalha o tempo todo? 
- O que seu cônjuge está dizendo? (Se já sabes o que ele ou ela diria, mas parou de ouvir, esse é um sinal de perigo real.)
- Escute seu corpo, está dormindo o suficiente para acordar revigorado?
- É difícil se motivar para continuar trabalhando à tarde?
- Explicar. Está achando difícil manter disciplinas básicas?
- Por exemplo, és mais vulgar com as pessoas do que costumava ser?
- Precisas escapar? 
- Ouça o seu coração
- Costumas dizer ou pensar que só precisas sobreviver nas próximas semanas ou meses? 
- Tens vida fora do trabalho?
- Se o seu trabalho terminasse amanhã, o que restaria em sua vida?
-  Quantos dias na semana passada realmente riu alto?
- Ouça a sua agenda
- Quando foi a última vez que tirou um dia de folga semanalmente e não funcionou?
- Quando foi a última vez que reuniu-se com um bom amigo por uma tarde ou noite apenas para se divertir?
- Se decidir tirar uma tarde inteira de folga, em quanto tempo teria que procurar em sua agenda antes que pudesse encontrar um horário em que pudesse fazê-lo sem reagendar outra coisa? 
Ouça o seu legado
- Os líderes tendem a criar seguidores que são como eles, até nas pequenas coisas. Como avalia sua vida se sua única grande conquista fosse que todos na sua empresa, ministério ou família imitassem seu estilo de vida? (Em outras palavras, eles tinham um cronograma como o seu, amizades como a sua, uma família como a sua, um casamento como o seu, cuidavam do corpo deles como você e tinham um nível de estresse como você.)
- Se esse fosse seu legado, estarias contribuindo ou prejudicando a raça humana?

Facilite o equilíbrio em sua própria vida como coach / praticante de autocuidado

O estresse no coaching ocorre quando os treinadores assumem total responsabilidade pelo progresso de seus clientes. 
Embora cada coach tenha um papel a desempenhar no sucesso das sessões, em última análise, o resultado final da experiência de coaching estará vinculado ao trabalho realizado pelo cliente. 

Para avaliar o impacto do estresse na vida pessoal e profissional, os coaches devem refletir sobre estas questões: “Até que ponto estou cuidando de minhas necessidades pessoais na vida diária? 
Eu pratico estratégias para gerenciar o estresse, como orar, medicar, administrar o tempo ou relaxar? 
Ouço minha família, amigos e colegas quando eles me dizem que o estresse parece estar me superando? 
Estou disposto a pedir ajuda quando tiver consciência de que não estou lidando efetivamente com o estresse? ”

Existem várias fontes possíveis de estresse que um treinador pode encontrar. 

A capacidade de reconhecer e evitar essas fontes, se possível, oferece ao treinador a capacidade de minimizar o estresse. 
As fontes de estresse podem incluir “ver um número maior do que o habitual de clientes, não gostar de clientes, ter dúvidas sobre o seu valor como coach, ter conflitos profissionais com colegas, sentir-se isolado de outros profissionais, se identificar demais com os clientes e não conseguir equilibrar a empatia com o comportamento profissional adequado, deixar as preocupações do cliente para trás quando estiver longe do trabalho, sentir atração sexual por um cliente e não receber expressões de gratidão dos clientes.

26 August 2020

Competências e atividades de Coaching I


Desenvolvimento de rapport / empatia / comportamento de participação

Desenvolver um forte relacionamento com cada cliente é essencial para garantir o melhor resultado possível da experiência de coaching.

Isso é feito a partir do ponto de introdução, criando um ambiente amigável, convidativo e seguro. Um ambiente positivo pode ser criado com gestos simples, como um aperto de mão firme ou um sorriso.

Além disso, a empatia cria não apenas um ambiente positivo, mas também a confiança entre o cliente e o coach.

Empatia não deve ser confundida com simpatia, no entanto, pois empatia envolve apoio e “ajuda ao aluno a obter clareza e compreensão sobre sua situação.

A simpatia cria uma falsa gentileza. ”Um problema frequentemente encontrado pelo coach inexperiente é a questão da transferência ou contratransferência.
É inapropriado e ineficaz para o coach redirecionar seus sentimentos sobre suas próprias experiências, questões, problemas ou sucessos para seus clientes ou assumir que eles estão lidando com a mesma coisa.

Permanecer curioso sobre o cliente e sua situação pode ajudar a proteger-se contra isso, além de consultar um coach experiente, se você suspeitar que a transferência possa ser um problema.
Um relacionamento forte com um cliente também pode ser construído usando comportamentos apropriados de atendimento. Uma maneira fácil de lembrar como é o comportamento de assistir, é revisar a seguinte sigla: SHOVELER :

S: Enfrente o outro diretamente
H: A cabeça assente
O: Adote uma postura aberta
V: Seguimento verbal
E: Fala: incline-se para o outro
E: Faça contato visual
R: Seja relativamente relaxado

Guia versus direção

No coaching de vida, é importante para os clientes terem um papel ativo no processo. 

Os clientes devem ser altamente motivados e liderando o relacionamento no estabelecimento de metas, na formulação de uma visão e na estratégia de etapas de ação. 
Isso garante que o progresso que está sendo feito esteja na direção que o cliente deseja seguir, e não onde o coach pensa que o cliente deve ir. 

O coach deve caminhar ao lado dos clientes para ajudá-los a descobrir seu objetivo de vida e não deve assumir a liderança para direcionar cada passo. 

Uma suposição subjacente ao coaching é que os clientes são naturalmente criativos, engenhosos e completos e, como tal, eles têm as respostas ou podem encontrar as respostas por si mesmos, mas às vezes precisam de orientação sobre como localizá-las.

Objetivos inteligentes

Na primeira ou na segunda sessão, discuta e facilite o desenvolvimento de metas SMART com o cliente. 
Uma vez que os objetivos foram desenvolvidos, o cliente e o coach de vida podem trabalhar juntos para desenvolver uma estratégia e um plano de ação para atingir os objetivos identificados. 
Muitas vezes, os clientes têm uma idéia geral de quais são seus objetivos. 

Por exemplo, alguém pode dizer: "Quero explorar novas opções de carreira". 
Um objetivo SMART pegaria esse desejo e o enquadraria em uma declaração como esta: 

"Até 31 de janeiro, vou escolher três áreas de interesse ocupacional a serem exploradas em minhas sessões de coaching". 

Ao definir metas SMART que atendem ao cliente, o coach pode responsabilizar o cliente e comemorar quando as metas são cumpridas.

Perguntas Significativas

Os coaches têm a oportunidade de construir um forte relacionamento com os clientes, facilitar sua jornada de convocação e medir a consecução de objetivos, fazendo perguntas que convidam à transparência e à discussão. 

Se usadas de forma inadequada, no entanto, as perguntas também têm a capacidade de romper o vínculo de coaching. 
As perguntas não devem ser feitas no modo de interrogatório, nem devem ser enviadas se o cliente desejar reter informações específicas do coach.
 
Os coaches devem se esforçar para usar perguntas abertas que incentivem uma resposta completa e significativa, em vez de uma pergunta fechada que incentive uma resposta curta ou com uma única palavra. 

Um exemplo de uma pergunta aberta é: 
Como você se vê usando seus pontos fortes no campo da enfermagem? 

Um exemplo de pergunta fechada é: 
Você seria capaz de usar seus pontos fortes na área de enfermagem?

27 July 2020

Visão Geral do Processo de Coaching para a Vida - II




Essas conexões podem precisar ser feitas para alcançar objetivos pessoais de saúde, carreira ou família. Qualquer que seja a conexão e o que eles precisem, o coach serve como uma força estabilizadora e encorajadora durante esse passo, à medida que o cliente constrói sua rede externa de suporte e prestação de contas.

Conclusão e Avaliação

Durante esse passo, a realização dos objetivos do cliente em coaching, sua satisfação com o processo e suas etapas futuras devem ser discutidas.

A conclusão é um passo importante para completar o encerramento entre  o coach e o cliente, pois eles comemoram o que foi realizado através de sua parceria e reconhecem que deve terminar para que outras coisas comecem.

Para o coach individual ou o programa de coaching como um todo, geralmente também é útil realizar algum tipo de avaliação nesse momento. 
Embora diferentes clientes e coaches possam começar ou terminar em pontos diferentes deste processo com base em seus objetivos e circunstâncias, a progressão geral por esses marcos é um método satisfatório para clientes e treinadores.

Sistemas de entrega de treinamento

Coaching Individual

O coaching individual pode ser uma necessidade para indivíduos que desejam expandir seu alcance pessoal, atingir objetivos específicos e realmente desejam aprofundar sua descoberta e crescimento individual por meio do coaching. 
Muitas das técnicas e habilidades mencionadas abaixo são usadas em todos os sistemas de treinamento e algumas serão sistemas de fornecimento de coaching e algumas serão mais adequadas para um relacionamento de coaching individual. 

Co-coaching - Para um relacionamento de coaching individual.
Pode ser um método alternativo benéfico para realizar sessões de coaching. 
Os co-coaches são capazes de interagir ao mesmo tempo e fornecer feedback um ao outro sobre a sessão. 
É importante que os Co-coaches respeitem-se e são capazes de trabalhar juntos em vez de trabalhar um contra o outro. 
Esse tipo de treinamento pode levar mais preparação antes de uma sessão, para que os dois coaches saibam qual é o objetivo para esse dia. 

Também requer flexibilidade entre os coaches, porque as sessões geralmente não saem perfeitamente conforme o planejado.

Os co-coaches podem ser qualquer combinação de idade e sexo, se estiverem dispostos a trabalhar juntos. É importante que os coaches estejam cientes de suas próprias forças de personalidade e das do co-caoch, para que a sessão seja aprimorada em vez de se tornar um amontoado de idéias concorrentes que podem prejudicar o cliente. 

O Indicador de Tipo Myer-Briggs (MBTI) é uma ferramenta válida e confiável para descobrir essas diferenças entre as pessoas. 

Aviso: Se os coaches são competitivos em uma sessão, o cliente perde.

Coaching em Grupo

O coaching em grupo é um método de ajudar mais de um cliente a processar simultaneamente suas decisões e objetivos. 
Um grupo geralmente consiste em cinco a dez membros.
Embora o treinamento em grupo possa ocorrer em vários formatos, normalmente, um grupo se reúne semanalmente por 1hora e meia por oito a dez semanas. O grupo pode ser aberto ou fechado. Ter um grupo aberto permite que as pessoas participem e saiam do grupo a qualquer momento durante a duração do grupo.

Grupos fechados começam com um certo número de pessoas e nenhuma nova pessoa pode entrar após a data de início. 
Ao formar grupos, é essencial conceituar o objetivo do processo de grupo. Se o objetivo é que as pessoas do coaching de vida tomem decisões sobre seu futuro, os tópicos do grupo devem ser formados em torno desse objetivo.

Os objetivos podem variar de grupo para grupo, mas é importante que o objetivo seja entendido antes do início do grupo. É importante observar que a estrutura teórica do coach influenciará como o grupo será estruturado e como a mudança ocorrerá.

Nas configurações de coaching em grupo, o coach desejará garantir flexibilidade no treinamento para que o processo em grupo seja o mais poderoso possível.

Como coach, eles precisam ver e atender a cada cliente individual do grupo, bem como atender às necessidades do grupo como um todo. 
Eles também precisam perceber que o grupo terá um serviço poderoso para si mesmo quando receber permissão e um ambiente seguro para fazê-lo.

20 July 2020

Visão Geral do Processo de Coaching para a Vida - I

                                   

Embora o processo de coaching de cada cliente seja personalizado especificamente para eles, existem algumas semelhanças nas necessidades de nossos clientes e no processo.

O seguinte não pretende ser um conjunto rígido de regras ou etapas que devem ser seguidas. Deve ser uma ferramenta útil para orientar um coach por uma série de passos que podem ajudar a atender às necessidades de seus clientes.

  • Ingestão
O primeiro passo no processo de coaching de vida é realizar uma entrada com o cliente. A ingestão deve ser focada principalmente na coleta e apresentação das informações. As informações que devem ser coletadas incluem:
 
  • O Objetivo de Coaching de Clientes: Esse é o motivo do cliente para buscar o coaching de vida. O coach deve ajudar o cliente a enquadrar sua razão como um objetivo ou meta que eles gostariam de realizar, em vez de um problema que eles precisam superar.
  • Fonte de referência: Obter informações sobre como o cliente ouviu sobre os serviços de coaching pode ser valioso tanto do ponto de avaliação para marketing futuro quanto para ajudar a esclarecer quaisquer equívocos sobre os serviços de coaching.
  • Consentimento Informado e Confidencialidade: É importante que o cliente entenda o que é o coaching de vida e quais expectativas eles estão concordando ao participar do processo. Também é importante que o cliente entenda as expectativas e os padrões de conduta em que o coach se manterá. Um dos padrões profissionais mais importantes é a confidencialidade. O coach é responsável por garantir que o cliente entenda o escopo e as limitações da confidencialidade no início de sua primeira sessão.
  • Histórico do cliente: passa a maior parte do tempo na coleta do histórico do cliente. Partes da sua família, educação, saúde espiritual, mental e / ou histórico médico podem ser importantes para obter uma compreensão precisa do cliente, desenvolver um bom relacionamento de coaching com ele e orientá-lo a alcançar seus objetivos. É útil pedir ao cliente que conte sua história e seja um ouvinte curioso, em vez de tentar diagnosticar ou corrigir qualquer problema neste momento.
  • Próximos passos: Depois de obter e compartilhar uma boa quantidade de informações com o cliente, ambos determinam se devem ou não avançar no processo de coaching de vida. Se seguirem em frente, discutirão o que deve ser feito antes da próxima reunião. Caso contrário, o coach poderá encaminhar o cliente para outro recurso que melhor atenda às suas necessidades.

  • Compromisso com valores fundamentais
Durante o segundo passo no processo de coaching de vida, é essencial que o cliente se identifique e se comprometa com um conjunto básico de valores fundamentais. Uma maneira de identificar seus valores é através do uso de uma espécie de cartão de valores ou exercícios de esclarecimento de valores. 
Uma vez que seus valores são identificados, o cliente deve decidir se está disposto e pronto para se comprometer a viver uma vida em congruência com esses valores. 

Pode ser importante para o coach e o cliente discutir quaisquer áreas atuais da dissonância de vida / valor e como elas serão tratadas antes de passar para o próximo passo. Também pode ser útil perguntar como os valores do cliente estão sendo respeitados no momento e como planejam honrá-lo intencionalmente em futuras tomadas de decisão.

  • Identificação do Projeto Único
A identificação de um design exclusivo pode ser um passo extremamente energético para o cliente e o coach. Durante esse passo, o cliente identifica seus pontos fortes, como representados na Matriz de Pontos Fortes, seus interesses, desejos e paixões e suas experiências de vida mais impactantes ou significativas. Quando cada um desses componentes do design exclusivo do cliente é identificado, refletido, valorizado e de propriedade, o cliente tipicamente vira uma vantagem proverbial em sua compreensão de si e na capacidade de impactar seu próprio presente e futuro. 
Essa identificação pode ocorrer através de uma série de avaliações e atividades reflexivas ou baseadas em discussões.

  • A realização da liderança pessoal
Depois que o terceiro passo é alcançado, é importante continuar. É muito fácil para o cliente se contentar com seu novo entendimento de si mesmo e resistir a avançar e aplicar esse novo entendimento à ação em suas vidas. 
Eles passam de perceber quem são e quem querem ser, para entender o que querem fazer e quem querem impactar. Eles começam a se conectar com o mundo fora de si através de etapas de previsão e ação. 
O planejamento estratégico futuro pode ser uma parte significativa da percepção de como sua liderança pessoal será vivida, seja planejando para os próximos 60 dias ou para os próximos 60 anos.

  • Conexão com recursos para as próximas etapas
Geralmente, chega um momento na parceria de coaching em que, para atingir seus objetivos com eficiência, o cliente precisa estar conectado a recursos fora do que o coach pode fornecer pessoalmente.
Durante esse passo, o cliente pode usar as ferramentas que ganhou no treinamento Conexão com recursos para as próximas etapas

Geralmente, chega um momento na parceria de coaching em que, para atingir seus objetivos com eficiência, o cliente precisa estar conectado a recursos fora do que o coach pode fornecer pessoalmente.
Durante esse passo, o cliente pode usar as ferramentas que ele ganhou no treinamento e aplicá-las às interações fora das sessões de treinamento.



15 July 2020

Teorias e perspectivas adicionais de treinamento - I



A filosofia por trás do processo de coaching de vida na Indiana Wesleyan University é direcionada em grande parte ao design teórico de Millard sobre o chamado da vida.

Os métodos de coaching de vida que são usados ​​são mais bem informados por muitas teorias e perspectivas de coaching adicionais.

Modelo positivo de treinamento / bem-estar

O coaching positivo, também chamado de Modelo de Bem-Estar, leva os clientes em direção a seus pontos fortes naturais e os incentiva a focar neles, em vez de fraquezas. Esse tipo de treinamento geralmente é desejado pelos clientes em uma cultura que se concentra mais naturalmente nas fraquezas.

Anthony Grant, pesquisador da teoria positiva, afirmou que os clientes "têm sede de técnicas que melhoram a experiência e o desempenho da vida". É uma experiência mais benéfica, encorajadora e agradável para os clientes terem permissão para se concentrar em seus pontos fortes e utilizá-los.

Existem vários componentes do Modelo de Bem-Estar, incluindo físico, social, psicológico, intelectual, emocional e espiritual. As seguintes definições desses componentes vêm do estudo de Adams realizado para pesquisar o bem-estar na população universitária.

  • Bem-estar físico - “Uma percepção e expectativa positivas de saúde física.”
  • Bem-estar social - “Percepção de ter apoio disponível da família ou amigos ... e percepção de ser um prestador de apoio valioso.”
  • Bem-estar psicológico - "Percepção de que alguém experimentará resultados positivos para os eventos e circunstâncias da vida".
  • Bem-estar intelectual - " Atividade estimulante "
  • Bem-estar emocional - “A"
  • Bem-estar espiritual - “A"

Quando não há bem-estar em uma ou mais dessas categorias, isso é considerado um tipo de "doença". 

“Doença” no modelo de bem-estar significa “percepção de desconexão, baixa auto-estima, baixa saúde física, pessimismo, frustração existencial, falta de estímulo intelectual ou qualquer combinação dos itens acima”.

Terapia Focada em Solução / Modelo Genérico de Auto-Regulação

Assim como a psicologia positiva, a teoria focada na solução e as idéias de auto-regulação chamam a atenção para as soluções de um problema e não para o próprio problema. A questão apresentada é identificada e as etapas são discutidas rapidamente entre o coach e o cliente sobre como atingir as metas desejadas.

A teoria focada na solução pressupõe que as pessoas sejam competentes o suficiente para saber como construir soluções que podem melhorar suas vidas. A teoria focada na solução e as idéias de auto-regulação se concentram no que está e não está funcionando e incentivam o cliente a se envolver nessas ações que estão trabalhando para atingir a meta.

A teoria focada na solução geralmente usa conjuntos de perguntas específicas para descobrir o que está funcionando na vida de um cliente. 

Primeiro, perguntas de exceção são usadas para direcionar a atenção para os momentos da vida em que a questão apresentada não existia com o objetivo de descobrir em que o indivíduo estava se engajando positivamente naquele momento. 
Um exemplo de uma pergunta de exceção é: 

Houve um momento em sua vida em que você tinha certeza sobre o chamado de sua vida? Se sim, você pode me dizer como chegou a essa conclusão? 

Segundo, perguntas milagrosas são usadas com o objetivo de descobrir o sonho de um cliente.
Por exemplo, se o cliente não tem certeza sobre qual buscar, devido às muitas opções disponíveis, um coach pode perguntar: 

Se você acordou amanhã de manhã e um milagre ocorreu - você sabia exatamente o que Deus estava lhe chamando para fazer - qual seria sua vida cotidiana e como você se envolveu nesse chamado? 

Por fim, uma teoria focada na solução também usa perguntas de dimensionamento quando mudanças nas experiências do cliente não são facilmente observadas.

Por exemplo, um coach pode perguntar semanalmente a um cliente qual é sua confiança em um chamado para a vida, declarando: 

Em uma escala de um a dez, com dez sendo completamente confiantes em um chamado de vida e um não sendo totalmente confiante em um chamado de vida, que número você daria à sua confiança atual no chamado para a vida? 
Quais são as etapas que você pode seguir esta semana para aproximar seu número __ do número __?

As teorias de auto-regulação geralmente usam uma abordagem mais estruturada do que a teoria focada na solução. 

Em seu artigo intitulado "O impacto do coaching de vida na consecução de metas, na metacognição e na saúde mental", Anthony M. Grant discute um modelo fluido chamado Modelo Genérico de Auto-Regulação, que é útil tanto quando se vê formalmente um treinador quanto informalmente quando estabelecendo objetivos pessoais ao longo da vida. 

As etapas para este modelo incluem: definir uma meta, desenvolver um plano de ação, cumprir o plano de ação, monitorar o desempenho por meio da auto-reflexão, avaliar o desempenho por comparação com o padrão por meio de insights e depois mudar o que não está funcionando e o que está sendo feito. 
Mais do que estar trabalhando em direção à meta. O papel do coach é facilitar o movimento através das etapas, para que o cliente se esforce continuamente para alcançar a meta.

13 July 2020

Teorias e perspectivas adicionais de treinamento - II

Comportamento Cognitivo 


A teoria cognitiva comportamental afirma que os humanos nascem com processos de pensamento racional e irracional. 
O padrão desses processos cria um mapa cognitivo para cada pessoa. Este termo foi usado pela primeira vez pelo psicólogo americano Edward Tollman em 1947.

Os mapas cognitivos são "a representação interna do mundo experimentado". Quando processos irracionais de pensamento, ou distorções cognitivas, dominam o mapa cognitivo de um indivíduo, é mais difícil para ele tomar decisões claras e definitivas. 
Essas distorções cognitivas incluem:
  •   Inferências arbitrárias ou “tirar conclusões sem apoiar nenhuma evidência relevante seletiva abstração ou "tirar conclusões com base em detalhes isolados de um evento"
  •  Generalização excessiva, ou “mantendo crenças extremas com base em um único incidente e aplicando-as inadequadamente para eventos ou configurações diferentes "
  •   Ampliação e minimização, ou “perceber um caso ou situação sob uma luz maior ou menor do que realmente merece "
  •   Personalização, ou “relacionando eventos externos a si mesmo, mesmo quando não há base para fazer conexão"
  • Rotular e rotular incorretamente, ou "retratar a identidade de alguém com base em imperfeições e erros cometidos no passado e permitir que eles definam a verdadeira identidade"
  • Pensamento polarizado, ou “interpretação em termos do tudo ou nada, ou categorização de experiências no extremo ou no extremo”.
Pesquisas revelaram que o comportamento está diretamente relacionado às conexões neurais físicas de um indivíduo. 
Cada crença e hábito está contido em uma via neural do cérebro. “Cada vez que uma pessoa tem um pensamento, esse pensamento é comunicado ao longo desses caminhos, enviando mensagens eletroquímicas ... Quanto mais freqüentemente experimentamos o mesmo pensamento ou comportamento, mais forte será o caminho neural que sustenta esse pensamento ou comportamento”.

Abordagem da Teoria de Sistemas

Embora a cultura americana tenha contribuído para muitas pessoas que vivem de uma perspectiva individualista, a realidade é que todos nascemos em uma família e uma cultura. 
Por meio de relações familiares e culturais ou da falta delas, cada pessoa aprendeu várias lições, aprendeu um conjunto de crenças e construiu regras faladas e não ditas sobre si mesmo e sobre a maioria dos aspectos da vida.

No coaching de vida, o cliente raramente traz um membro da família para a sessão fisicamente. No entanto, é importante lembrar que a família e a cultura, em algum contexto, fazem parte de cada cliente. 
Explorar dinâmicas familiares e culturais pode lançar muita luz sobre o processo de coaching. 
Portanto, os coaches são aconselhados a aprender um pouco sobre a família de origem do cliente e quaisquer diferenças culturais na entrada inicial, bem como além quando apropriado.

Por exemplo, um aluno pode não conseguir decidir sobre um curso superior porque a maioria das escolhas desse indivíduo foi feita pelo sistema parental. Esta pode ser a primeira vez que o aluno se depara com uma escolha sozinha. Ou, um cliente pode estar totalmente engajado/empenhado no processo de coaching de vida, mas chega uma semana e é o oposto, totalmente desengajado. Ignorar essa aparente mudança pode não apenas ser prejudicial ao relacionamento com o coach, mas também impedir o treinador de descobrir que os pais do cliente anunciaram que estavam divorciando-se. Não tenha medo de explorar as relações familiares e culturais no coaching.

Lembre-se, porém, que o coaching de vida é para os clientes desenvolverem clareza sobre direção e propósito na vida. Se o conteúdo das sessões começar a se concentrar em questões familiares, isso estará fora do escopo da prática dos coaches.

Portanto, o coach de vida deve encaminhar o cliente a uma organização equipada para lidar com os problemas apresentados em profundidade. 

Deve ser lembrado pelos coaches de vida que o nível de confiança de um cliente na tomada de decisões é aumentado pelo nível de apoio saudável dos pais, irmãos, colegas ou mentores na vida do cliente.
Um nível saudável de suporte pode ser visto pelo sistema de suporte, fornecendo ao cliente a capacidade de fazer escolhas enquanto ainda está envolvido.

O apoio saudável não é caracterizado por enredamento ou desapego, mas é encontrado no meio desses extremos. 
“O enredamento refere-se a uma condição em que duas ou mais pessoas tecem suas vidas e identidades umas com as outras com tanta força que é difícil para qualquer uma delas funcionar independentemente.
O modo extremo oposto de se relacionar, desapego, refere-se a uma condição em que as pessoas são tão independentes em seu funcionamento que é difícil descobrir como elas se relacionam umas com as outras ”. 

Enquanto o processo de coaching de vida está firmemente enraizado no Chamado à Vida O modelo, considerando o treinamento positivo, as teorias do comportamento cognitivo e dos sistemas, focadas na solução, pode nos equipar com ferramentas que nos ajudam a apoiar o Modelo de Chamada de Vida por meio de nossas práticas e metodologias de treinamento.

1 July 2020

Teoria e modelo do chamado de vida - II


Nós os definimos como capacidades que temos em cinco importantes domínios da vida:

1-Forças físicas - a capacidade de nossa vida que oferece ao corpo características distintas e nos permite realizar ações com o corpo.

2-Pontos Fortes Emocionais - a capacidade de nossa vida que nos permite identificar, acessar, gerar, entender, regular e usar sentimentos e sensibilidade.

3-Forças intelectuais - a capacidade de nossa vida que nos permite descobrir, entender e aplicar a verdade de uma maneira sempre em expansão.

4-Pontos Fortes Psicológicos - a capacidade de nossa vida que nos permite exercitar nossa vontade ao decidir sobre os cursos de ação.

5-Forças Espirituais - a capacidade de nossa vida que nos permite discernir e responder a serviço da liderança interior sobrenatural divina.

Dentro de cada um desses domínios, nossa força geral tem quatro dimensões.
Primeiro, nossas forças emergem como presentes inerentes a nossas vidas. Essas são capacidades e recursos em um domínio de força que entrou em nossas vidas sem nossas próprias ações.

Segundo, nossos pontos fortes são aprimorados pelo conhecimento. Essas são as informações e o entendimento que obtemos ao aprender sobre um domínio de força e como incorporá-lo à nossa vida.

Terceiro, nossos pontos fortes continuam a crescer como habilidades. Essas são habilidades que desenvolvemos em um domínio de força pela prática repetida das disciplinas e ações associadas ao domínio.

Quarto, nossa interação com nossos pontos fortes é grandemente impactada por nossa disposição. Essa é a atitude que desenvolvemos e 
adotamos que reflete nossas crenças e valores em relação a um domínio de força.

A quinta coluna, TOTAL, mostra que a força geral em um domínio é a combinação sinérgica de todas as dimensões. É esse total se um domínio tem força operacional, uma força potencial não desenvolvida ou subdesenvolvida ou uma área de apoio na vida que provavelmente nunca assumirá o papel de líder.

As paixões que temos pela vida formam o segundo elemento em nosso design único.
Paixões são aquelas coisas que desejamos intensamente. Elas queimam dentro do nosso coração e geralmente conduzem as ações ou caminhos que tomamos.

Essas paixões emergem três níveis em nossas vidas:
  • Nível 1: Interesses. As paixões costumam começar com opções em sua vida que atraem sua curiosidade.
  • Nível 2: Desejos. Alguns de nossos interesses podem aumentar a um nível no qual você os perseguiria definitivamente se não tivesse limitações.
  • Nível 3: Sacrifício. A melhor indicação de que a paixão realmente se desenvolveu ocorre quando você alcança esse nível de sacrifício.
Esses são desejos com os quais você se importa o suficiente para estar disposto a dedicar ou dar sua vida por eles. 
Quando você faz a pergunta "Eu estaria disposto a deixar tudo de lado na minha vida por isso?", Muito do que você pensa que está no nível da paixão desaparece e você descobre rapidamente que era, na melhor das hipóteses, um desejo e muito mais. como apenas um interesse.

As experiências formam o terceiro elemento em nosso design exclusivo.
Nossos pontos fortes e paixões são fundamentais para nosso design exclusivo, mas são moldados e remodelados por nossas experiências de vida.

Como exemplo, carvão, grafite e diamantes são todos carbono elementar, mas acabam com propriedades e usos muito diferentes, dependendo da quantidade de calor e pressão que o carbono sofreu e quanto tempo dura o processo. Da mesma forma, nossas forças e paixões se desenvolvem em um padrão distinto, com base em nossas experiências únicas. 
Três fatores determinam o impacto dessas experiências:
  • As circunstâncias compreendem o primeiro desses fatores e evoluem da qualidade dos elementos que impactam uma experiência.
  • A intensidade é o segundo dos fatores, decorrente da força de influência que essa experiência teve em nossa vida.
  • O tempo é o terceiro fator - o ponto do tempo em sua vida em que essa experiência ocorreu e o tempo que durou.

29 June 2020

Teoria e modelo do chamado para a vida - III



Também é importante perceber que essas experiências afetam se são triunfos com recompensas ou erros com consequências.
Como o proverbial floco de neve, toda pessoa que já viveu possui um design único.

Os pontos fortes, as paixões e as experiências de cada pessoa são um pouco diferentes de qualquer outra pessoa. E é essa diferença que gera um propósito de vida único.

Liderança Pessoal

Nossos valores fundamentais e design exclusivo estabelecem um estágio que nos permite viver a liderança pessoal à medida que interagimos com tudo o que acontece ao nosso redor, começamos a visualizar como as coisas poderiam ser melhores e, então, entramos em ação para promover mudanças positivas no mundo. 
  • Situações: A liderança pessoal começa a emergir de nosso encontro e resposta a diferentes situações no mundo. O chamado para a vida implica relações de serviço dentro da comunidade. Em todo o mundo, encontramos diferentes tipos de pessoas, locais, oportunidades e problemas. É impossível para qualquer pessoa responder em serviço a todos os tipos dessas situações. Para implementar com sucesso a liderança pessoal, precisamos da liberdade de responder de maneira focada a certas pessoas, locais, oportunidades e problemas. Se não tivermos certeza do que nos atrai no mundo, devemos examinar que tipos de situações no mundo nos encontramos com mais frequência. Muitas vezes os dois andam de mãos dadas.
  • Visão: O segundo elemento de nossa liderança pessoal surge quando começamos a formular uma visão ... uma imagem para um futuro melhor em resposta às pessoas, situações e necessidades para as quais somos atraídos. A visão é uma imagem, não uma tarefa ou plano. Como será esse futuro que imaginamos? Esse tipo de visão surge de três qualidades:
  1. Imaginação - Precisamos imaginar-nos nesse futuro.
  2. Inspiração - Precisamos deixar as vozes do nosso espírito, alma e coração falarem tão alto quanto a nossa mente e corpo.
  3. Independência - Precisamos resistir a ficar presos ao passado ou aos limites que outros tentaram colocar sobre nós.
  • Ação: Finalmente, à medida que a visão se torna clara, tomamos medidas para executá-la em ações que mudam o mundo. As ações que tomamos para mudar o mundo não precisam estar em uma posição oficial reconhecida de liderança. A mudança do mundo resulta mais frequentemente de liderança não oficial que afeta o mundo com uma influência positiva na conexão e colaboração com os outros.

24 June 2020

Teoria e modelo do chamado para a vida - I


Ao trabalhar com pessoas, concluímos que a descoberta de nosso chamado de vida emerge da exploração de três componentes cruciais da vida: valores fundamentais, design exclusivo e missão pessoal.

Nós os integramos a um Modelo de Chamada Vitalícia ilustrado no diagrama abaixo. 
Cada um desses componentes pode ser explorado isoladamente dos outros e está em muitos cursos da faculdade.

Mas é somente quando os componentes são combinados e integrados que emergem as dinâmicas da vida.
A seta no modelo indica que a descoberta de nosso propósito de vida geralmente começa com o estabelecimento de valores fundamentais em nossas vidas.

Devemos, então, examinar nosso design único, o que nos dá distinção em relação aos outros quanto à maneira como vivemos nossos valores.
A partir disso, podemos formular nossos valores e design em uma missão pessoal para tornar o mundo um lugar melhor.



Valores Fundamentais

No cerne da vida de cada pessoa, existe um conjunto de valores fundamentais que a pessoa possui sobre a realidade, a si mesma e a outros. 

A fé forma o primeiro valor fundamental. A fé é usada aqui no sentido das premissas da vida - o valor que temos sobre a realidade.
A fé vem como substantivo de procurar e descobrir significado nas dimensões mais abrangentes de quem eu sou, por que estou aqui e como cheguei aqui. 
A fé continua como um verbo em um ato contínuo e dinâmico de compor e habitar em alguma convicção do que é, em última análise, verdadeiro, real e confiável dentro do maior quadro imaginável. 

O caráter forma o segundo valor fundamental. O caráter é usado aqui no sentido de Congruência na Vida - o valor que possuímos sobre nós mesmos. O caráter começa com minha capacidade de determinar como os princípios universais da minha fé devem ser aplicados aos meus valores, objetivos e ações. 
O caráter é plenamente realizado quando eu realmente implemento o que determinei em todos os aspectos da minha vida. 

Serviço forma o terceiro valor fundamental. Isso é melhor entendido no sentido da Conexão com a Vida - o valor que temos sobre os outros. O serviço começa com minha capacidade de respeitar os outros em espírito de comunidade. 
O serviço é plenamente realizado quando eu realmente tomo ações do personagem que são realizadas com um senso de preocupação e responsabilidade pelos outros.

Design único

Os valores fundamentais podem ter aplicação universal, mas têm expressão individual à medida que são transmitidos por meio de nosso design exclusivo. 
Esse design exclusivo pode ser melhor observado nas características distintas que se combinam para nos tornar quem somos, as coisas com as quais nos preocupamos profundamente e como tudo isso é moldado pelo que encontramos ao longo da vida. 

Os pontos fortes formam o primeiro elemento em nosso design exclusivo.
Elas emergem de uma abordagem holística baseada em ativos de nossas vidas, que oferece o maior potencial de sucesso.

É uma abordagem baseada em ativos porque se concentra na identificação e desenvolvimento de pontos fortes.
Isso contrasta com outras abordagens que se concentram na correção ou eliminação de fraquezas.

Nossos estudos mostram que a concentração na eliminação de fraquezas pode, na melhor das hipóteses, resultar em um nível do que chamamos de não falha / não sucesso.
Para alcançar o sucesso, uma pessoa precisa maximizar seus pontos fortes. Essa também é uma abordagem holística, pois aborda um amplo espectro de forças.

8 June 2020

Introdução a Coaching de vida I


DEFINIÇÃO de Coaching de Vida

O Coaching de Vida é uma parceria profissional entre coach e indivíduo focada na descoberta da direção da vida de alguém e é baseada em uma abordagem holística e baseada em ação que promove o processo de compreensão do objetivo geral da vida.

Para esclarecer e entender melhor o que é o coaching de vida, geralmente é útil se referir ao que não é. 

Dentro das profissões de ajuda, existem vários temas e competências abrangentes que é preciso possuir e entender para ter sucesso. 

No entanto, há também distinções entre o foco e a prática dessas profissões que devem ser esclarecidas, permitindo que se reconheça o escopo e as limitações do coaching de vida. 

Aconselhamento e consultoria são duas profissões de ajuda que devem ser diferenciadas do coaching de vida para iluminar o entendimento. 

O coaching de vida não é um aconselhamento clínico. 

McCluskey e Martin deixam claro que algumas das diferenças mais significativas entre aconselhamento e treinamento estão relacionadas à sua orientação e foco. 

Abaixo estão algumas das distinções mais importantes:


Embora essas distinções sejam claras, às vezes há exceções com base nas necessidades do cliente e na experiência e treinamento do profissional. Além disso, muitas vezes permanecem metodologias consistentes e similares entre os dois. 
Tanto o aconselhamento quanto o coaching ajudam a trazer mudanças na vida do cliente, além de um senso adicional de autoconsciência e barreiras à eficácia e ao bem-estar. 

Ambos exigem profissionais qualificados e dependem amplamente da eficácia de uma relação de confiança entre cliente e profissional para ter sucesso. E ambos dependem da execução hábil de técnicas específicas, como escuta ativa, reformulação, consideração positiva e documentação.

O coaching de vida não é consultoria ou aconselhamento. Embora pouca pesquisa tenha sido publicada sobre essa distinção em comparação com as diferenças entre aconselhamento e treinamento, os contrastes devem ser claros, especialmente quando se trabalha no ensino superior e no mundo corporativo.

Como acontece com o aconselhamento, embora as distinções sejam claras, também existem algumas semelhanças imperiosas. Tanto a consultoria quanto o treinamento buscam maximizar os talentos únicos do cliente e alavancar seus pontos fortes como forma de alcançar com êxito as metas ou objetivos estabelecidos. Ambos estão focados no presente e no futuro. E ambos se concentram em maximizar a eficácia do cliente e promover seu sucesso pessoal.

                         

Breve História de Coaching de vida

Nos Estados Unidos, no início do século XX, a economia da industrialização estava em alta com o crescente uso de automóveis, eletricidade e encanamento interno. Na mesma época, entre 1890 e 1920, a orientação profissional cresceu na cultura americana e tornou-se permanente. Em 1901, a Civic Service House foi inaugurada em Boston. 

Lá, Frank Parson começou a dar palestras aos alunos sobre vocação e a necessidade de fazer uma escolha informada ao escolher uma carreira. Um reconhecimento adicional da vocação ocorreu em 1906, quando foi criada a Sociedade Nacional para a Promoção da Educação Industrial. Essa era uma maneira organizada de pressionar o governo por mudanças nas escolas públicas que incorporariam educação industrial e orientação profissional.

Em janeiro de 1908, Parson decidiu abrir o Departamento de Vocações na Casa de Serviço Cívico sob o lema "Luz, Informação, Inspiração e Cooperação" devido ao grande número de estudantes que assistiram a suas palestras e queriam reuniões pessoais de orientação profissional com ele. 

Durante o período em que esteve na Civic Service House, Parson começou a escrever um livro intitulado Escolhendo uma vocação. Embora o livro não tenha sido lançado até 1909, um ano após sua morte, as pessoas confiaram a Frank Parsons o título "pai da orientação profissional" ao ler seu trabalho.

À luz de uma economia em mudança que antes era preciosa para a indústria, mas que agora se apega ao individualismo, há uma agitação de funcionários que procuram maneiras de acompanhar as demandas de "flexibilidade e inovação". Essas demandas criam a necessidade de que as pessoas se renovem e se tornem melhores em seu atual local de trabalho ou busquem uma vocação diferente.

Essa orientação necessária continuou o movimento de orientação vocacional, para o que agora conhecemos como coaching de vida. Isso foi observado por muitos pesquisadores e teóricos, incluindo Abraham Maslow. Maslow, que é considerado o pai da psicologia humanística, acreditava que existem pessoas que estão em um estado de crescimento psicológico contínuo.

Ele chamou esses indivíduos de "auto-realizadores". Segundo Maslow, para que os “auto-realizadores” mantenham o crescimento psicológico contínuo, eles precisam de orientação, mas não na extensão do aconselhamento clínico. O coaching de vida atende a essa necessidade identificada.

A necessidade foi ainda atendida pelo aumento do número de publicações sobre o tema, que aumentou bastante. Entre os anos de 1937 e 1999, apenas 93 artigos foram publicados. Entre 2000 e julho de 2007, foram publicados 262 artigos.


4 June 2020

A carta ao meu país



Querido país de origem , eu verdadeiramente só posso dizer que sou de origem portuguesa mas nasci em Angola e sai de lá muito pequena. 


E se tenho memórias , amor, alegrias e carinho só posso descrever do meu lindo Portugal 🇵🇹 
Obrigado pelo clima , obrigado pelas noites dias que passei por todos caminhos que andei, pelas pessoas que conheci, pelo dinamismo do governo que me aceitou mas também recordo que levou tempo mas obrigado, obrigado pelos trabalhos que tive, obrigada pela casa que comprei, obrigada pela geração e nascimento da minha filha, obrigado por aprender sobre a vida, obrigado por viver perto da praia na maioria das vezes, obrigado obrigado obrigado. 


28 May 2020

No primeiro olhar... Lábios, árvores ou raízes?

No primeiro olhar, O que vês primeiro na imagem? 

A resposta revela um lado oculto da tua personalidade. 

Lábios, árvores ou raízes? 

Cada resposta corresponde a um perfil. Confira:

LÁBIOS
Se olhando para a imagem a primeira coisa que você notou foram os lábios, isso significa que você é uma pessoa simples, flexível e que se adapta a qualquer tipo de situação. Você tende a conviver com os outros, mas muitas vezes corre o risco de ser ingênuo ao projetar sua honestidade nos outros também. As pessoas chegam até você quando precisam de conselhos porque confiam em sua opinião e julgamento.

ÁRVORES
Você viu as árvores primeiro? Então você é um tipo extrovertido que dificilmente se deixa condicionar pelo julgamento dos outros. Acredita no relacionamento familiar, busca o socialismo, mas é difícil ganhar sua confiança e se tornar um amigo próximo. Você pode esconder suas emoções, se necessário.

RAÍZES
Se você notou as raízes primeiro, você é uma pessoa introvertida. Suas energias vêm da força interior, mas você ainda sabe aceitar críticas construtivas. Normalmente, todo mundo considera você como uma pessoa sábia porque sabe pesar com precisão suas palavras e nunca diz nada apenas por dizer. Por causa de seus altos padrões, você pode sofrer de vez em quando de problemas de auto-estima.


21 May 2020

Seis vezes Não

1. Nunca revele o que você está planejando para o seu futuro
Comentar o que pretende fazer no futuro pode resultar numa grande frustração: desistência.
As pessoas podem ser bastante negativas e levar você a desacreditar no seu sonho.
Mantenha segredo entre você e Deus.
Quando tudo já estiver bem encaminhado, comemore com quem ama.

2. Não compartilhe com os outros sobre as limitações de seu corpo
Sabe quando você tem dores, cansaço ou enfrenta dificuldades para realizar algumas atividades?
Se possível, não compartilhe isso com todo mundo.
O corpo é algo muito pessoal e você deve aprender a ser forte e conviver com ele sem lamentações.

3. Não se vanglorie de seus atos mais caridosos
Se você ajuda alguém, deve fazer por amor e não para se vangloriar.
O ego pode estimular essa atitude horrível, mas fuja ao máximo da arrogância.
Além de se colocar numa situação bem complicada, você também pode deixar outras pessoas constrangidas e humilhadas.

4. Evite se gabar da sua coragem e do seu valor
Quando alguém é digno de admiração, as pessoas reconhecem facilmente, não é preciso você se gabar.
O máximo que vai conseguir se autopromovendo são críticas e uma imagem nada positiva.

5. Não desperdice seu tempo falando mal dos outros
Quando falamos mal dos outros, estamos revelando muito mais sobre nós do que sobre quem reclamamos.
Além disso, o ambiente fica pesado e a mente cheia de pensamentos ruins.

6. Não diga todos os problemas que sofre em sua vida pessoal
Há quem sai divulgando, até nas redes sociais, os problemas que vem enfrentando.
Lembre-se de que é muito importante se preservar.
Quando falamos demais, corremos o risco de revelar segredos ou de ficarmos muito vulneráveis diante de quem nos ouve.




The Connection Between Self-Care and Financial Empowerment for Women

Women are often faced with numerous challenges when it comes to achieving financial empowerment. However, one important aspect that is often...